/ Sinopse
/ informação adicional
/ imagens
/ voltar
Quarta, 5 Abril | 10h00 a Sábado, 8 Abril | 10h00
Música | Palácio Vila Flor
Conferências PRO
Westway Lab Festival 2017
Com a 4ª edição do Westway Lab, e contando com o apoio da Fundação GDA, AMAEI - Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes, e Associação Empresarial WHY Portugal, as conferências PROfissionais do Westway Lab redobram os seus esforços a incentivar a partilha de conhecimento do mercado da música entre profissionais de topo e as comunidades de artistas, nacionais e internacionais, que participam no Westway Lab.
Para esta edição, o Westway PRO desafia os participantes a refletir sobre dois mercados específicos onde a música faz parte do dia-a-dia do tecido cultural da França e da Suécia. Por um lado, em França, a música é apoiada de forma estruturada tanto na sua existência interna, bem como na sua internacionalização. Na Suécia também, mas deve haver por lá um segredo no que toca ao sucesso sueco na internacionalização dos seus artistas. É também neste contexto da internacionalização que surge a nova parceria entre o Westway PRO e o WHY Portugal Event, que aporta às conferências deste ano uma sequência de sessões paralelas com temáticas ligadas à internacionalização da música e cinema. Assim, para além dos já habituais painéis, workshops e apresentações sobre eventos, festivais, redes profissionais, sincronizações audiovisuais e outros assuntos de pertinência capital para artistas autoeditados e/ou no setor da música independente, o Westway PRO 2017 convida-nos a conhecer melhor a França e a Suécia, bem como os mercados norte-americanos, com uma keynote interview a Tom Silverman, da editora Tommy Boy e também responsável pelo evento New Music Seminar em Nova Iorque. Apresentações da IAO – International Artist Organization, LiveDMA – rede de salas Europeias, Europa Criativa e outros painéis e sessões como o da GDA tornam esta edição do Westway PRO uma oportunidade de desenvolvimento profissional a não perder.

QUARTA 05
10h00 Abertura dos registos para delegados PRO 
11h30 Sessão Vídeos de Música (90 min.) WHY PORTUGAL EVENT
15h00 Curtas-metragens, sessão I da tarde (60 min.) WHY PORTUGAL EVENT
16h30 Curtas-metragens, sessão II da tarde (60 min.) WHY PORTUGAL EVENT
18h00 Talk com os artistas
 
QUINTA 06
10h00 Apresentação da IAO – Organização Internacional de Artistas
Dando voz a artistas de vários países, o IAO – Organização Internacional de Artistas é uma parte cada vez mais importante do ecossistema da indústria musical conforme mais e mais artistas começam a assumir controlo sobre as suas carreiras musicais. Suzanne Combo, artista francesa e VP da La Gam, apresenta o movimento artístico francês, assim como as perspetivas internacionais. Portugal (ainda) não tem uma organização similar à La Gam para se posicionar no mapa IAO: artistas portugueses, não se esqueçam de o fazer após esta sessão e organizem-se!
11h00 Painel de Sincronização: Onde a música encontra o cinema (evento WHY Portugal)
O ponto de interação entre a música e o cinema, bem como a edição de música e o negócio de sincronização são uma das muitas estratégias que podem impulsionar a internacionalização de projetos de artistas. Moderado por Mouna Guemazi, este painel apresenta vários profissionais que trabalham nesta emocionante e lucrativa encruzilhada da música e do cinema. Oradores: Nis Bogdav, Copenhagen Film Music DK, Peter Bradbury, responsável de música Sky TV (GB), entre outros.
12h00 Apresentação Live DMA: a rede Europeia de Salas de Concertos
A Live DMA é uma rede europeia não governamental que trabalha para apoiar e promover as condições da indústria da música ao vivo. Fundada em 2012 pela rede espanhola ACCES e pela federação francesa LA Fedurok (agora conhecida com FEDELIMA), a Live DMA é, por natureza, uma rede baseada na partilha de visões e valores e na colaboração internacional. A troca das melhores práticas e experiências sempres foram, desde a fundação, o pilar da existência da Live DMA. Ao longo do tempo, a Live DMA cresceu rapidamente em termos de dimensão e impacto e hoje a rede é composta por 17 membros provenientes de 13 países. Os membros são associações regionais e nacionais de música ao vivo que, no total, representam mais de 2500 salas de concertos e festivais localizados por toda a Europa. Audrey Guerre vem a Portugal para discutir a importância de uma associação de salas de concertos – que Portugal ainda não tem – de forma a representar as salas de concertos nacionais à escala europeia.
15h00 O Segredo Sueco!
Desde os dias de glória dos ABBA, a Suécia tem sido conhecida na cena internacional por elevar a fasquia no que toca à exportação musical. Mesmo comparada com os vizinhos escandinavos, a exportação musical sueca representa três vezes mais a receita que ela gera. Aproximadamente 150 milhões de euros num país cuja população se compara à portuguesa – terceira no mundo da exportação de música, apenas atrás dos EUA e RU. Como é que a Suécia o faz? O Westway convida Sara Thorstensson e Linda Brandemark da BILDA e Mattias Tell, do KulturUngdom, para nos explicarem o segredo sueco… 
16h30 Movimento DIY, apresentamos-te ao D.I.O.!
A ética do punk “Do it yourself” (faça você mesmo) formou uma nova geração de artistas, académicos e profissionais que perceberam que ninguém faz nada sozinho num ambiente digitalmente conectado; por outro lado, a realidade prática de viver online torna mais fácil contactar outras pessoas, partilhar tarefas e responsabilidades, preparar tours internacionais, promover álbuns além-fronteiras… Bernardo Queirós, da Oh Lee Music e membros da banda portuguesa Throes & The Shine discutem esta nova realidade como elementos de uma nova geração, preparada para grandes negócios, colocando uma abordagem verdadeiramente colaborativa no topo da lista de prioridades. Eles desenrascam-se com uma pequena ajuda dos amigos!
18h00 Talk com os artistas

SEXTA 07
10h00 Westway LAB e WHY Portugal apresentam: os festivais SXSW e SXSW Film
Há 32 anos atrás, em Austin, Texas, alguns amantes de música juntaram-se e conceberam aquele que é hoje o maior festival de música e evento de conferências do mundo. Como é que isso aconteceu? Qual é a história por detrás do SXSW e o que representa hoje em dia? A plataforma de música WHY Portugal convida Mirko Whitfield, representante do SXSW Europe, ME, Africa and Asia, e Claudette Godfrey, da SXSW Film, a vir a Guimarães para uma sessão que promete revelar a essência do SXSW.
11h00 Westway LAB 2017 PRO Keynote Interview: Tom Silverman
Tom Silverman é o fundador e CEO da Tommy Boy, uma editora estabelecida em 1981. Foi também vice-presidente da Warner Bros. Grava entre 1985 e 2002, enquanto a Tommy Boy foi uma subsidiária independente dessa empresa. Depois de se afastar da Warner, Silverman cofunda a empresa independente de cinema e televisão Tommy Boy Films. Cofundou também o evento anual New Music Seminar, que inicialmente decorreu de 1980 a 1994, e relançou-o em 2009, acontecendo a cada mês de junho na cidade de Nova Iorque. Cofundou a revista Dance Music Report, que esteve nas bancas entre 1978 e 1992. Cofundou, ainda, o Dance Music Hall of Fame, que existiu entre 2003 e 2005. Silverman faz parte do conselho de administração da SoundExchange, foi membro fundador da American Association of Independent Music (A2IM e os seus antecessores NAIRD /AFIM); da Merlin, uma agência global de direitos que representa o mais importante conjunto de direitos musicais independentes do mundo; e da Recording Industry Association of America (RIAA). Anteriormente, participou nos conselhos de administração do Rock and Roll Hall of Fame e do Dance Music Hall of Fame, e ainda no conselho consultivo da NARM Manufacturer.
12h00 O Formato Francês!
A França é provavelmente um dos mercados mais diferenciados da Europa quando se trata de música. Uma forte cena musical nacional, juntamente com a afluência de artistas provenientes da Europa, África e mais além, conduziram a um mercado formatado para o sucesso. Tudo a partir dos seus fundos culturais, taxas e impostos culturais, e ainda a lendária Bureau Export, levaram a França a alcançar uma posição única na cena global musical. Tal como as novas conferências PRO como a MaMA, em Paris, assumem o seu papel no séc. XXI, ao lado de eventos como o histórico MIDEM, convidamos vários profissionais franceses para discutirem o formato da indústria francesa, dando algumas luzes sobre os seus detalhes e estruturas únicas. Oradores TBC
15h00 Sound Diplomacy apresenta: Cidades de Música
Katja Hermes surge na 4ª edição do Westway LAB para nos falar mais sobre o trabalho da Sound Diplomacy e das Cidades de Música, com uma apresentação seguida por uma entrevista conduzida por Carlos Martins, da Opium Consulting. Este painel terá particular interesse para todas as cidades portuguesas interessadas em ser uma “cidade de música”: o Westway (e Guimarães, claro!) desafiam cidades como Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa e qualquer outro município interessado em juntar-se ao Westway PRO para esta importante sessão.
16h30 Sessão GDA: A Sociedade de Gestão de Direitos de Artistas apresenta o seu painel anual sobre os assuntos do momento na agenda da comunidade de artistas, tanto no panorama nacional como internacional
A GDA - Gestão de Direitos de Artistas apresenta o seu painel anual sobre os assuntos do momento na agenda da comunidade de artistas, tanto no panorama nacional como internacional.
18h00 Talk com os artistas
 
SÁBADO 08
10h00 Westway LAB e WHY Portugal apresentam: pequeno-almoço com Tacos ao estilo do SXSW
O Café Concerto do CCVF responde ao desafio – inspirado no filme SXSW, de Jarod Neece, que também publicou o livro “The tacos of Texas” (https://utpress.utexas.edu/books/rayo-neece-tacos-of-texas), tentando fazer tacos texanos em Guimarães, Portugal, numa bela manhã de abril! Aconteça o que acontecer, fica a promessa de uma manhã divertida para todos os profissionais e para o público.
11h30 Europa Criativa Info Session
Susana Costa Pereira, representante do programa Europa Criativa em Portugal, apresenta o programa de apoio cultural europeu a artistas e profissionais portugueses, assim como aos delegados internacionais do Westway LAB PRO que desejam saber mais sobre potenciais parceiros que se encontrem em Portugal para projetos europeus.
15h00 Networking Tour pelos novos palcos da cidade
Os delegados do Westway LAB PRO são convidados a visitar os diferentes locais de concertos de música da cidade durante o Westway LAB que, este ano, se expande a quatro novos locais além do CCVF.
 
PREÇOS DE INSCRIÇÃO
PRO-GOLD 110,00 eur (acesso às conferências PRO e a todos os concertos, até ao limite dos lugares disponíveis)
PRO-SILVER 95,00 eur (acesso às conferências PRO)
Data limite de inscrição 03 de abril
As INSCRIÇÕES podem ser efetuadas aqui.

Maiores de 12

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800