/ Sinopse
/ voltar
Sábado, 26 Maio | 22h00
Música
Lila Downs



Sábado, 26 de Maio - 22h00
Lila Downs
Música
Grande Auditório
Preços:
1ª Plateia - ? 15,00 / ?12,50 c/desconto
2ª Plateia - ? 12,50 / ?10,00 c/desconto

Filha de um pintor norte-americano e de uma indígena mexicana de etnia mixteca, Lila Downs celebrizou-se com o tema "Burn it blue", gravado em dueto com Caetano Veloso para a banda sonora do filme "Frida" - protagonizado pela actriz Salma Hayek - que lhe valeu uma nomeação para o Óscar de melhor canção original. Em 2005, venceu o Grammy para "best folk album" com o disco "One Blood/Una Sangre", um trabalho onde não só utilizou o espanhol e o inglês como também línguas raras - o Nahuatl, Trique, Zapotec, Mixtec e Purepecha - para relembrar a diáspora mexicana.

No seu mais recente álbum "La cantina - Entre copa y copa", que irá apresentar no Centro Cultural Vila Flor, Lila Downs evoca a riqueza da cultura mexicana explorando as canções tradicionais e profundas da música "ranchera" numa sucessão de ritmos e baladas populares que recriam o ambiente das cantinas ou bares do México mítico. Embora a base do seu trabalho vá buscar inspiração à tradição "ranchera", há um leque alargado de influências que vão do jazz ao hip-hop. E é nesta combinação que reside toda a originalidade do trabalho da cantora mexicana. As influências neste álbum são bem visíveis, não só em termos de estórias, mas também dos músicos que a acompanharam na concretização/gravação do disco: um harpista do Paraguai, um guitarrista do Brasil, um acordeonista/baixista de Nova Iorque, um baterista do Chile e um pianista/saxofonista de Nova Jersey.
Com uma carreira iniciada em 1997, com o extraordinário álbum "La Sandunga", Lila Downs despertou para a música com apenas oito anos, quando cantava com a mãe temas "mariachi". Já adolescente, continuou os seus estudos de voz em Los Angeles e em Oaxaca City, acabando com um mestrado em voz e antropologia.

Ficha artística
Lila Downs, voz
Paul Richard Cohen, saxofone tenor, clarinete, piano
Guilherme Campos Monteiro, guitarra
Edgardo Serka Mímica, percussão
Robert Curto, acordeão
Celso Duarte Lopez, harpa, violino, jarana
Harold King, baixo

Maiores de 12

Ouça a Lila Downs na Internet:
www.liladowns.com
 


 Adicionar este evento à sua agenda do Outlook

";"1

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800