/ Sinopse
/ voltar
Sábado, 5 Agosto | 17h00
Espetáculos
Espalha Memórias com Guia de Visita
Visitas | Todas as idades
No próximo dia 5 de Agosto, em pleno fim-de-semana de Festas da Cidade e Gualterianas, celebraremos (e recordaremos) em sessão dupla!
Os já regulares programas “Guia de Visita” e “Espalha Memórias” juntam-se para um convite a viver Guimarães.
Em finais de Julho de 1947 um violento incêndio destruiu a praça de touros das festas Gualterianas, onde, dias depois, decorreriam as suas corridas. «Desde que as madeiras apareçam sem demora e o pessoal se consiga em grande número, tudo se consegue». E conseguiu: em escassos dias, os vimaranenses reergueram a praça das cinzas. João Luís Pereira Guedes, autor da obra “Um Milagre do Bairrismo Vimaranense” relembrará os sessenta anos desta efeméride numa conversa moderada por Samuel Silva.
O mesmo Samuel Silva que nos conduzirá, de seguida, por “Atrás das Portas” num percurso pelas tascas de Guimarães. “Só encontro sítios gourmet e tudo o que me apetece é uma malga de pinta-beiços.” Olhemos para as tascas como espaços de resistência à normalização gastronómica. Mas, depois de entrarmos nelas, o que nos vai fazer ficar são as histórias. De quem as fez nascer; de quem por lá passou; de todos os que resistem, todos os dias, atrasando a sua morte. 
Duas visitas num único percurso, por dentro e por fora de portas, em tempo de Festas da Cidade e das Gualterianas. 
 
Com João Luís Pereira Guedes e Samuel Silva
Ponto de encontro Casa da Memória de Guimarães
Concebido e produzido por Talkie-Walkie e Ondamarela
Atividade gratuita
Todas as idades
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800