/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Local Igreja de S. Francisco
Sábado, 21 Maio | 22h00
Música
Orquestra do Norte
Encontros da Primavera

Orquestra do Norte
Maestro Félix Carrasco
Violoncelo Jed Barahal


Orquestra do Norte

A Orquestra do Norte concretiza, desde 1992, o projecto de descentralização da cultura musical, apresentado pela Associação Norte Cultural, vencedora do primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado Português, nesse mesmo ano.

Iniciadora de um trabalho verdadeiramente pioneiro e inédito, esta orquestra tem vindo a afirmar-se no panorama da música erudita, realizando os seus concertos de norte a sul de Portugal e também noutros países, como é o caso de Espanha e de França.
A Orquestra do Norte integra profissionais de reconhecido mérito e tem, habitualmente, a colaboração de prestigiados Maestros, Solistas e Coros nacionais e estrangeiros, que permitem a interpretação de um repertório variado, que inclui concertos sinfónicos, didáctico-pedagógicos, ópera, música de bailado e música de câmara.
Ao longo dos doze anos de actividade realizou mais de dois mil concertos com uma assistência média de cinquenta mil espectadores / ano, o que revela a sua capacidade de resposta aos diferentes tipos de público e o especial cuidado com a formação dos jovens, através dos concertos pedagógicos que são orientados e executados numa perspectiva didáctica.
A Orquestra do Norte conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto Superior de Engenharia do Porto e tem colaborado com setenta e uma autarquias, cinco fundações, oito empresas patrocinadoras e diversas instituições culturais.
O Maestro Titular e Director Musical é, desde a sua fundação, José Ferreira Lobo.


Felix Carrasco
Conductor

Felix Carrasco dirigiu mais de quarenta orquestras em todo o mundo e tem sido Director Artístico de diversas orquestras Mexicanas e Austríacas, entre as quais destacamos: Orquestra Pro Arte de Viena, Orquestra Frauenkammer Österreichische e actualmente a Orquestra Sinfónica e Orquestra de Câmara de Monterrey. 
Também foi maestro assistente da mais famosa das Orquestras Mexicanas - A Filarmónica do Estado do México.
Dirigiu grandes orquestras como a Tonkünstler da Áustria, Orquestra de Câmara de Viena, Orquestra Sinfónica de Regina no Canadá, Filarmónica de Maxbruch na Alemanhã, Filarmónica da Macedonia e a Orquestra Sinfónica do Cairo.
No México também foi Director Artístico da Orquestra de Câmara Queretaro e da Orquestra Manuel Ponce.
É Director Artístico da Orquestra Sinfónica de Monterrey desde 1991. 
Como maestro convidado, dirige com grande frequência a orquestra Filarmónica do Báltico na Polónia, a orquestra Sinfónica de Zurique e a orquestra do Norte em Portugal.
Em 1995 foi-lhe atribuído o prémio das Artes da Universidade de Leon pelos méritos junto da Orquestra de Monterrey. E em 1997 foi premiado com a medalha de Mérito Cívico pelo Estado de Nuevo Leon, pela sua contribuição no desenvolvimento cultural do Estado.
Em Novembro de 2003, foi-lhe atribuído o prémio "Mozart´s Gold Medal", pela Embaixada Austríaca no México, o Instituto Cultural Domecq, o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes e o Instituto Nacional das Artes, distinção que tem sido atribuída às figuras maiores da música clássica no México.
Maestro Carrasco tem acompanhado solistas de renome mundial como Jörg Demus, Mark Drobinsky, Elena Duran, Lynn Owen, Joprge Osorio, Robert Lehrbaumer, Carlos Prieto, Alfonso Moreno, Jean Louis Steuermann entre outros.



Jed Barahal
Violoncelista

Concertista com mais de 25 anos de carreira, é mestre em música pela Yale University e licenciado pela Juilliard School de Nova York. Estudou com Harvey Shapiro, Lorne Munroe e Aldo Parisot, e frequentou master classes com Pierre Fournier, Paul Tortelier e Janos Starker.

Nas suas actuações em Portugal, Estados Unidos, Brasil e outros países, registam-se dezenas de concertos a solo com orquestra, para além de inúmeros recitais com piano, a solo, e de música de câmara nas mais variadas formações. Possui um extenso repertório que abrange todos os estilos, incluindo nas suas apresentações obras contemporâneas em 1ª audição.
Foi violoncelo solo da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo (Brasil), Orquestra do Capitólio de Toulouse (França), e da Régie Sinfonia do Porto, entre outros.
Natural da Califórnia e residente em Portugal há mais de 15 anos, é professor adjunto da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto desde 1993, e membro da Oficina Musical do Porto desde 1996.


ELENCO ORQUESTRA DO NORTE
José Ferreira Lobo - Maestro Titular
Gunther Arglebe - Maestro Adjunto


VIOLINOS
Brygida Wierzbicka
Pawel Kopczynski
Malgorzata Szymanska
Tatiana Raleva
Ysla Robertson
Vania Rodet
Filipa Abreu
Jaroslaw Biesarz
Vitaly karikov
Emilo Salinas
Elzbieta Terlecka
Ewa Sobczak

VIOLAS
Beata Stachyra
Amândio Costa
Liliana Fernandes
Cristóvão Andrade
Marta Bielecka

VIOLONCELOS
Beata Checinska
Miroslaw Makowski
Carina Vieira
Samuel Santos
Krzyzanowski Dobroslaw
Jorge Correia

CONTRABAIXOS
Rui Fontes
Gergana Marinova
Ulrich Charlé

FLAUTAS
Rachel Stornant
Marco Pereira

OBOÉS
Russel Tyler
Salvador Jorge

CLARINETES
Nuno Madureira
Gaspar Lima

FAGOTES
Anani Donev
Sara Costa

TROMPAS
Rebecca Holsinger
Mário Reis
Roberto Sousa
César Maciel

TROMPETES
Mário Costa
Flávio Silva

TROMBONES
José Pereira
Pedro Mendes
Jorge Freitas

TUBA
Isac Rego

TÍMPANOS E PERCUSSÃO
Vitor Brandão
Rui Tavares
Vítor Pinto


2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800