/ Sinopse
/ voltar
Sábado, 24 Novembro | 22h00
Música
Começar a Acabar



Sábado, 24 de Novembro - 22h00
Começar a Acabar
Teatro do Bolhão

Teatro
Pequeno Auditório
Preço: ? 7,50/? 5,00 c/desconto

Dirigido e interpretado por João Lagarto, com música de Jorge Palma, "Começar a Acabar" é um trabalho dramatúrgico surpreendente elaborado por Samuel Beckett que revisita os momentos mais significativos da sua obra. Para João Lagarto, "Começar a Acabar" é, antes de mais, um profundo acto de amizade entre dois irlandeses proeminentes: o dramaturgo Samuel Beckett e o actor Jack Macgowran, de onde resultou um monólogo de uma espantosa unidade dramática. Celebração da errância temática e da confessionalidade da máxima beckettiana: "Não há nada no mundo mais cómico do que a infelicidade".

Estreado pela primeira vez em 1970 no Teatro Édouard VII, em Paris, "Beginning to End" (Começar a Acabar) é a junção de três narrativas de Beckett ("Molloy", "Malone Está a Morrer" e "O Inominável") e tem como tema principal a inevitabilidade da morte. A primeira frase do texto dá-nos, desde logo, o tom do discurso: "Em breve estarei morto finalmente apesar de tudo". João Lagarto interpreta a personagem de um homem que está prestes a morrer e que tenta percorrer a história da sua vida e, sobretudo, os seus fantasmas.

Enquanto espera que chegue a sua última hora, recorda momentos significativos do seu passado: as relações tensas com o pai, que morreu cedo, a ligação terna à mãe, com quem nunca se conseguiu entender, uma infância passada em grande agitação interior, a maturidade decorrida sem amor ("Nunca amei ninguém acho eu, senão lembrava-me"), uma velhice vivida em solidão, sem mulher, filhos ou netos que o entretenham. O homem evoca também assuntos comezinhos, à medida que as memórias mais insignificantes lhe acorrem ao espírito, de forma aparentemente aleatória.

O espectáculo dura cerca de uma hora e meia mas o ritmo alucinante e caótico do discurso, típico de um homem que espera impacientemente pela morte, prende o espectador até ao último segundo.

A peça conta com duas canções originais de Jorge Palma, ambas com poemas de Beckett, que serão interpretadas em palco por João Lagarto. A interpretação e encenação de João Lagarto, nesta peça, foram largamente elogiadas pela crítica. João Lagarto já trabalhou como actor, encenador e tradutor em mais de 60 peças, fundou cinco grupos de teatro e participou em dezenas de filmes e séries de televisão.

"Trata-se de um espectáculo admirável. João Lagarto poderia entrar na galeria dos grandes intérpretes de Samuel Beckett." João Carneiro, in Expresso

"João Lagarto oferece-nos uma deleitante hora e meia de dramas, tensões e episódios cómicos num equilíbrio apurado entre os vários registos."
Ana Pais, in Sol

Ficha artística
Começar a Acabar
, de Samuel Beckett
Encenação e Interpretação João Lagarto
Música Jorge Palma

";"1
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800