/ Sinopse
/ voltar
Segunda, 10 Dezembro a Sexta, 21 Dezembro
Espetáculos | Pequeno Auditório
Processus Sonorus + Workestrasom



Processus Sonorus
10 a 14 de Dezembro
Oficina de música para adultos maiores de 60 anos
17 a 21 de Dezembro
Oficina de música para crianças dos 10 aos 12 anos

Concerto Workestrasom
22 de Dezembro - 16h00
Grande Auditório
Entrada livre

O trabalho artístico de João Ricardo de Barros Oliveira nos últimos anos baseia-se na criação de novos sons instrumentais, incluindo a construção dos seus próprios instrumentos. Em 2004, no âmbito dos Encontros da Primavera, o artista desenvolveu este tipo de trabalho na oficina Objectos Sonoros MALcriados, com público sénior.

Agora, com o projecto Processus Sonorus, João Ricardo pretende integrar crianças e seniores na criação de uma orquestra resultante da fusão dos dois grupos, a Workestrasom, envolvendo os participantes num discurso sonoro coerente, criando-se diálogos e conversas, onde as partes concordam, discordam, argumentam, apoiam, imitam, complementam, mudam de conversa sonora.

Este projecto procura explorar a dinâmica como objecto principal no som, trabalhando assim variações de velocidade, de intensidade e de timbre, e motivar o público infanto-senior para o desenvolvimento da sensibilidade sonora, do sentido crítico, e para a mudança de atitudes e de valores sobre o espaço envolvente.

A partir de diversas esculturas sonoras fazedoras de música, construídas pelo artista através do aproveitamento de objectos normalmente considerados lixo e de outros objectos sonoros menos usuais, crianças e seniores realizarão separadamente duas oficinas musicais. Num segundo momento os dois grupos serão reunidos de modo a desenvolverem maior cumplicidade sonora, até à completa fusão da suas experiências e criações no concerto performativo da Workestrasom.

Horário 10H00-17H30
Nº máximo de participantes 12 crianças e 10 adultos
Local Sala de Ensaios
Preço 30? (s/ almoço) 50? (c/ almoço)
Gratuito para aposentados

As inscrições serão aceites até ao dia 12 de Dezembro.
As fichas de inscrição encontram-se disponíveis online e poderão ser enviadas por e-mail para servicoeducativo@aoficina.pt, por fax para 253 424 710, ou por correio para a morada:
Centro Cultural Vila Flor
Av. D. Afonso Henriques, 701
4810-431 Guimarães

O pagamento poderá ser efectuado no Centro Cultural Vila Flor ou através de cheque enviado por correio, sempre até à data limite das inscrições. A inscrição só é considerada válida após efectuado o pagamento. Em caso de desistência, não será devolvida a importância paga no acto de inscrição.

Ficha de inscrição

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800