/ Sinopse
/ voltar
Local: Auditório da Universidade do Minho
Sábado, 28 Maio | 22h00
Música
Orquestra Nacional do Porto
Encontros da Primavera

Maestro | Filippo Zigante
Piano | Fausto Neves


A ONP realizou o seu concerto de estreia como formação sinfónica no primeiro de Outubro de 2000, Dia Mundial da Música. Desde então, tornou-se um instrumento indispensável à dignidade cultural do Porto e do País, incrementando exigentes padrões de qualidade, na constante oferta do reportório da literatura musical, desde o clássico e dos alvores do romantismo até à actualidade. 

A programação vem incluindo compositores portugueses que abrangem a história da nossa música, do classicismo aos nossos dias, tais como António Pinho Vargas, João Domingos Bomtempo, Fernando C. Lapa, Fernando Lopes-Graça, Filipe de Sousa, Francisco António de Almeida, Frederico de Freitas, Joly Braga Santos, Luís de Freitas Branco ou Vianna da Motta; e, de acordo com a sua política de estímulo à criação nacional, tendo encomendas e estreado novas obras de Eurico Carrapatoso, Filipe Pires e Luís Tinoco.
A programação inclui os principais intérpretes nacionais, maestros e solistas das várias gerações, desde os novos aos consagrados (entre muitos outros, os pianistas António Rosado, Artur Pizzarro, Filipe Pinto-Ribeiro, Jorge Moyano, Maria João Pires, Miguel Borges Coelho, Pedro Burmester, Sequeira Costa, o violinista Gerardo Ribeiro, a violetista Ana Bela Chaves, a cantora Elisabete Matos), contribuido para o lançamento de novos talentos, para a afirmação dos que iniciaram já uma carreira e prestigiando-se com os que possuem projecção nacional e internacional.
A ONP orgulha-se de tocar com nomes estrangeiros de primeiro plano internacional: a pianista Brigitte Engerer, as violinistas Nora Chastain e Rabecca Hirsh, o violetista Daniel Raiskin, os violoncelistas Misha Maisky, Natália Gutman, Pieter Wispelwey, Steven Isserlis e Xavier Phillips, o trombonista Christian Lindberg, a soprano Julia Varady ou a actriz Pamela Hunter; os maestros Arvo Volmer, Fredéric Chaslin, Gintaras Rinkevicius, Giuliano Carella, Harry Christophers, Hynek Farkac, Kurt Kopecki, James Tuggle, Jan Wang, Marc Foster, Marc Kissozki, Martin André, Michael Zilm, Muhai Tang, Omri Hadari, Neville Marriner, Zontan Peszko, além do maestro titular, Marc Tardue.
A ONP lançou, na etiqueta Vintage Records três cds, dedicados a Tchaikovski (Sinfonia nº 4 e Romeu e Julieta) e a Brahms (Concerto para Piano e Orquestra nº 1 e nº 2, com o pianista António Rosado, completados respectivamente com as Variações sobre um tema de Haydn e Abertura do Festival Académico, Op. 80). Será lançado futuramente o cd dedicado a Richard Strauss, que inclui Don Quixote, Op.35, com a violoncelista Natalia Gutman e o violetista Daniel Raiskin e Don Juan, Op. 20. A ONP gravou também para a editora Skarbo obras sinfónicas do compositor francês Aubert Lemeland.


Programa

Martucci - Notturno, op. 70 (6´)
Grieg - Concerto para Piano e Orquestra, op. 16, Lá m (30´)
Tchaikovsky - Sinfonia nº 4, op. 36, Fá m (44´)


Fausto Neves
Piano
Oriundo de uma família com tradições musicais, iniciou os seus estudos na Academia de Música de Espinho - sua terra natal - e completou-os no Conservatório de Música do Porto, na Universidade Laval (Canadá) e no Conservatório de Música de Genève (Suíça). Nesta última escola, concluiu o Prémio de Virtuosidade, aprofundou também os seus conhecimentos nos domínios da Música de Câmara e da Análise Musical e foi admitido no seu corpo docente.

Discípulo de Helena Costa, estudou ainda com os pianistas Robert Weizs, no Canadá, e Harry Datyner, na Suíça. Frequentou seminários com Sequeira Costa, Moura Castro, Josef Palenicek e Jörg Demus.
Apresentando-se em público desde muito cedo, estreou-se como solista da Orquestra Sinfónica do Porto aos catorze anos, sob a direcção do maestro Silva Pereira. É convidado frequente das mais importantes organizações e festivais de música nacionais, tendo actuado ainda na Suíça, no Canadá, em Espanha, na França, no Brasil e na Itália, e gravado para a RTP, RDP e TV Cultura (Brasil). Colaborou ainda com os maestros Arpad Gerezs, Gunther Arglebe, Graça Moura, Álvaro Salazar, Kamen Goleminov e Marc Tardue.
Dos inúmeros instrumentistas com quem colaborou em Música de Câmara destacam-se a violoncelista Gisela Neves (CD "Alla Danza"), o pianista Álvaro Teixeira Lopes e, integrando o quarteto de dois pianos e percussão, o pianista Pedro Burmester e os percussionistas Miguel Bernat e Manuel Campos.
A sua actividade docente desenrolou-se nos Conservatórios de Música de Sion e de Genève (Suíça), no Conservatório de Música do Porto, na Academia de Música de Espinho, na Escola Superior de Música do Porto, na Escola Profissional de Música de Espinho e na Universidade de Aveiro. Foi assistente da pianista Helena Costa nos Cursos de Música de Espinho e é solicitado frequentemente a reger Cursos de Interpretação e de Pedagogia Pianísticas em Portugal e no estrangeiro.
Detentor do 1º Prémio do Concurso "Cidade da Covilhã", entre outras recompensas, é regularmente convidado a integrar júris de concursos nacionais e internacionais.

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800