/ Sinopse
/ voltar
15, 16 e 17 de Novembro - 24H00
Associação Cultural Convívio
Quinta, 15 Novembro | 23h55 a Sábado, 17 Novembro
Música | Outros Locais
Jam Sessions - Convívio
Orrin Evans, Darryl Hall, Stacy Dillard, Alex Sipiagin, Donald Edwards

As Jam Sessions têm assumido um importante papel na divulgação do lado mais espontâneo do jazz e da improvisação no Guimarães Jazz. A qualidade dos instrumentistas que nelas têm participado acrescentou ao programa do festival um elemento artístico diferente, permitindo contactos, encontros e experiências com audiências cada vez mais heterogéneas que têm manifestado o seu interesse por este género de abordagem. Apresentando-se como uma das múltiplas faces do Guimarães Jazz, pretende-se desta forma incentivar a interacção entre todas as pessoas que se interessam pelo jazz, fomentando-se a possibilidade de se reunirem público e músicos. Estas sessões começam a ter uma história cada vez mais importante no contexto do festival com concertos que se prolongam pela noite dentro. Estes acontecimentos são muitas vezes momentos espontâneos de improvisação que conferem ao festival uma das suas facetas identificadoras. As Jam Sessions do Guimarães Jazz são um acto festivo que representam, um imprescindível ponto de ritualização musical. 
Este ano as Jams estão a cargo de um grupo de cinco músicos formado por Orrin Evans, Darryl Hall, Stacey Dillard, Alex Sipiagin e Donald Edwards, um conjunto de músicos de Filadélfia com uma carreira importante no contexto do jazz.


Orrin Evans
Piano
Pianista, compositor e professor, Orrin Evans foi descrito pelo jornal New York Times como "um artista elegante com um leque impressionante de ideias," uma qualidade que foi reconhecida pelo importante saxofonista Bobby Watson que o convidou como piano chair para o seu grupo, uma posição que durou 6 anos. Nos últimos anos, tem tocado com a Charles Mingus Big Band. As digressões de Evans incluem diversas actuações ao lado de inúmeros talentos musicais.

Donald Edwards Bateria
Donald Edwards tem tocado, desde o início da sua carreira, com muitos dos grandes nomes do mundo do jazz. Depois de vencer o Prémio de Composição do Louisiana Arts Ambassador, em 1994, Edwards tornou-se um dos bateristas mais solicitados na cena musical de Nova Orleães. Edwards tem duas gravações como líder e está envolvido na produção de vários trabalhos.

Alex Sipiagin Trompete
Alex Sipiagin nasceu em Yaroslavl, uma pequena cidade a 225 km de Moscovo, mas após ter ganho o primeiro lugar na Competição de Jovens Músicos de Jazz, em Rostov, decidiu seguir a sua carreira em Nova Iorque. Já integrou diversas formações entre as quais se destacam a Gil Goldstein´s Zebra Coast Orchestra, George Gruntz Concert Jazz Band, Mingus Big Band, Mingus Dynasty, Mingus Orchestra, Dave Holland Big Band...

Stacy Dillard Saxofone
Jovem saxofonista e compositor, Stacy Dillard foi considerado por Ben Ratliff (crítico do New York Times) "uma séria promessa". Dillard já tocou ao lado de Winard Harper, Cindy Blackman, Lenny White, Norman Simmons, Frank Lacy, Wycliffe Gordon, Eric Reed, Roy Hargrove, Stephon Harris, Ernestine Anderson, Terrell Stafford, Herlin Riley, John Hicks, Frank Wess, Mulgrew Miller, Clark Terry, Victor Lewis, Steve Wilson, Johnny O´neal, Antonio Hart, Russell Malone, Lewis Nash, Mark Whitfield, the Mingus Big Band, entre outros.

Darryl Hall Contrabaixo 
Vencedor do primeiro prémio do Thelonious Monk International Bass Competition, em 1995, - cujo júri era composto por Ron Carter, Charlie Haden, Percy Heath e Christian McBride - Darryl Hall já actuou em digressões por todo o mundo ao lado de nomes como Geri Allen, Regina Carter, Ravi Coltrane, Mulgrew Miller, Hank Jones, Tom Harrell, James Williams, Howard Johnson, Teodross Avery, Robert Glasper e Christian McBride, entre outros.

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800