/ Sinopse
/ voltar
Local: Espaço Oficina
Quinta, 9 Junho | 22h00
Teatro | Outros Locais
Mãe Preta
ESTE | Estação Teatral da Beira Interior

Sinopse

A ESTE - Estação Teatral da Beira Interior, apresenta "Mãe Preta", um espectáculo criado a partir de uma história verídica contada oralmente por Ney Tavares num café do Mindelo (Cabo Verde), com texto e encenação de Nuno Pino Custódio e interpretação de Sandra Horta.
A partir de um universo distinto, de uma realidade outra, neste caso a de uma ilha pobre perdida no oceano, a ESTE - Estação Teatral da Beira Interior pretende confrontar de uma forma despretensiosa e directa os seus espectadores com um conjunto de valores fundamentais a um viver em sociedade, tais como, o ter e o ser, o isolamento e a comunicação ou tão simplesmente a questão da partilha, da necessidade do dar e do receber, num prazer que se conquista do contacto entre os seres de toda uma comunidade. Esta é no fundo a própria história de um espectáculo de teatro onde actores e espectadores colaboram na criação de um encontro único, irrepetível, mágico.
"Mãe Preta" é tão-só a história de uma mãe que, na precariedade e preciosidade da vida, procura arranjar alimento para o seu filho.
Construído a pensar na especificidade de públicos que a ele irão assistir, "Mãe Preta" conta com duas versões: uma para infância, direccionada a grupos escolares organizados que inclui um atelier preparatório antes do espectáculo, e uma segunda versão para o público em geral.
Este trabalho, colaborando no âmbito existencial desta nova Companhia, a criação e formação de públicos, elabora-se a partir de princípios que pretendem devolver ao teatro a sua linguagem pura e específica. Texto, gesto, máscara, luz, acção, música e. uma história para continuar!
 

 

A ESTE - Estação Teatral da Beira Interior - é uma companhia sedeada no Fundão que tem como objectivo nuclear a produção de espectáculos através de uma vocação artística e pedagógica que visa promover e fomentar a criação/formação de públicos. Desse modo, a sua actividade está fortemente vocacionada para a centralização do trabalho do actor, numa perspectiva de Teatro em Urgência, ou seja de uma actividade pensada e preparada para acontecer em meios não-convencionais, com público não-convencional. Esta vertente engloba, igualmente, uma forte natureza para a itinerância, fazendo com que o teatro vá verdadeiramente ao encontra das pessoas.
Agilidade, flexibilidade, adaptação, polivalência e abrangência são, portanto, termos que caracterizam a actividade desta unidade. Do ponto de vista artístico, as suas criações estarão vocacionadas para o uso de ferramentas de trabalho que valorizem a expressão corporal, colocando o gesto e a palavra num mesmo plano. O teatro gestual, a pantomima, a Commedia dell´Arte, a Máscara, a improvisação, a criação colectiva, o teatro de sugestão são, por assim dizer, campos privilegiados de actuação, sem menosprezar o objecto texto ou a verbalidade, antes, na perspectiva da sua valorização.
Num país e numa região com poucos hábitos culturais e artísticos, a ESTE trabalhará no sentido de tornar o teatro mais acessível, para que este se possa tornar também uma realidade nos hábitos e no quotidiano das pessoas. Em nenhuma altura estas intenções deverão ser confundidas com facilitismo, ligeireza ou populismo. A forma desta companhia chegar às pessoas prende-se com a natureza dos seus projectos, direccionados para situações que não requeiram meios demasiado complexos, apostando-se em seguida numa prática dramatúrgica e de encenação fortíssima, apoiada por um não menos valioso trabalho de actor. Actor esse que, com todo o seu corpo, com todo o seu potencial artístico, técnico e cultural, se encarregará de fazer do teatro uma realidade viva e gratificante no proporcionar de encontros com uma comunidade.
Também no encalço destes objectivos, que se prendem com a natureza itinerante desta unidade, há a referir a criação de uma estrutura que possa albergar aquilo que verdadeiramente se considera uma "estação de trabalho", ou seja, um núcleo que permita desenvolver actividade nas vertentes artísticas e técnicas, bem como na produção, formação e investigação teatral.


Preço dos Bilhetes

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800