/ Sinopse
/ voltar
Sábado, 22 Dezembro | 16h00
Música | Grande Auditório
Workestrasom



Sábado, 22 de Dezembro - 16h00
Workestrasom
Grande Auditório
Entrada livre

João Ricardo de Barros Oliveira, ou "Dr. Sound" como gosta que lhe chamem, é um músico-escultor sonoro no mínimo invulgar. Natural de Viana do Castelo, já viveu em Nova Iorque, França e Inglaterra até se radicar em Berlim onde fez um percurso profissional notável. João Ricardo faz do vulgar lixo a matéria-prima para a sua arte. A partir do lixo e de objectos aparentemente inúteis, constrói verdadeiras esculturas sonoras. Mas nada é feito ao acaso. As esculturas estão em constante mutação e transformação na procura de novas sonoridades. Segundo João Ricardo, todo este processo de "construção e desconstrução" é "macrobiótico, parabólico e polaroid".

Torneiras de água encontram-se com máquinas de escrever, um velho cortador de ovos metálico junta-se a balanças desconjuntadas, cordas de violoncelos acompanham o aquecimento central, os brinquedos desobedecem e o aspirador sussurra um poema ao deserto. O "instrumento proibido" é feito com quatro pernas de uma cadeira de escritório. Um cacto "encontrado no deserto do Chile enquanto procurava um gelado" foi amplificado e cada dos seus espinhos produz diferentes vibrações sonoras. O resultado é uma metódica mistura de ciência, anarquia, lei de Newton e biologia "microchipica".

João Ricardo de Barros Oliveira está no Centro Cultural Vila Flor, com algumas das suas esculturas sonoras, desde o passado dia 10 de Dezembro a desenvolver uma oficina de criação musical com seniores. No dia 17 iniciou uma nova oficina com crianças entre os 10 e os 12 anos.

No final desta oficina, Processus Sonorus, os dois grupos vão-se juntar para criar uma orquestra, a "Workestrasom". Os participantes criarão um conjunto de peças musicais que procuram a melhor ligação de carácter visual e sonoro, partindo de uma instrumentação que mais não é do que instrumentos/esculturas sonoras confeccionadas a partir de lixo. O concerto está marcado para dia 22 de Dezembro, às 16h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

A entrada é livre (e convidativa!).

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800