/ Sinopse
/ voltar
Quarta, 20 Fevereiro a Sábado, 23 Fevereiro
Outras atividades
Encontros AlCultur Guimarães 2008

O Centro Cultural Vila Flor acolhe entre 20 e 23 de Fevereiro a 4ª edição dos Encontros AlCultur, numa organização conjunta com a CultIdeias. Os Encontros AlCultur são um espaço e um tempo para encontros de diferentes pessoas, projectos e organizações da (e de) cultura, potenciador de reflexão e debate, de investigação, aprendizagens e conhecimento, de inovação e criatividade, de novas ideias e projectos, de partilha de experiências e boas práticas, e de implementação de novas redes de cooperação. Constituem uma plataforma de contactos e relações formais e informais e materializam-se dando expressão à emergência das especificidades, das diversidades e das diferenças que caracterizam os múltiplos actores que, assumindo a cidadania, intervêm na cultura e na educação contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e das comunidades.

Os Encontros articulam e fazem convergir no mesmo espaço/tempo a reflexão e a intervenção concreta, convocam a investigação, as ciências e os cientistas sociais, mas também a administração pública (central e local), os profissionais, os agentes culturais, as empresas, os actores locais, os criadores e os artistas, e estruturam-se em torno de painéis de debate que assumem diversos formatos de acordo com os temas e os participantes (oradores e audiências).

Em cada edição existe um tema âncora que, no entanto, não exclui a abordagem de outros "assuntos" culturais que estejam no centro do debate público. Este ano, os Encontros AlCultur têm como tema estruturante "Cultura, Emprego e Economia" e organizam-se em duas sessões plenárias e cinco sessões temáticas, duas conferências e duas reuniões paralelas de âmbito nacional: uma de Autarcas com Pelouros da Cultura e outra de Directores de Teatros.

A reunião nacional de Autarcas com a atribuição do Pelouro da Cultura terá lugar no dia 20 de Fevereiro, a partir das 11h00, e terá como tema de reflexão "Cultura, Desenvolvimento Local e Cooperação Intermunicipal". O painel convidado terá a moderação de Francisca Abreu - Vereadora do Pelouro da Cultura de Guimarães - e será constituído por Carlos Prats i Maeso, Carlos Fortuna, José Ramon Insa Alba, Manuela Melo, Maria de Lourdes Lima dos Santos e Rui Horta. A reunião de Directores de Teatros terá lugar no dia 21 de Fevereiro, a partir das 15h30, e terá como tema de debate a questão das Redes de Teatros. Para além dos Directores dos Teatros, este encontro contará com a participação de Catarina Vaz Pinto no papel de moderadora, dinamizadora e comentadora do debate.

Encontros AlCultur: programa
A sessão de abertura dos Encontros AlCultur terá lugar no dia 20 de Fevereiro, às 19h00, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães, da Presidente da Direcção da Oficina, Francisca Abreu, do Director do Centro Cultural Vila Flor, José Bastos, e do Director da CultIdeias, Vítor Martelo. A conferência inaugural terá início às 19h30 e será proferida por Françoise Benhamou, Economista e Professora nas Universidades de Rouen e Paris, Membro do Grupo de Análise Estratégica das Indústrias Culturais e da Comunicação do Ministério da Cultura Francês, Membro do Conselho Científico do Instituto Nacional do Património em Paris e Membro do Escritório Executivo da ACEI - Associação Internacional para Economia Cultural. No dia 21 estão agendadas três sessões que se vão debruçar sobre os temas "Estímulos e constrangimentos à circulação artística", "Construir cidade: arquitectura, cultura e desenvolvimento" e "Formação e qualificação dos profissionais das artes e da cultura". No dia seguinte, o programa arranca com uma sessão plenária que terá como pano de fundo "Empreendedorismo e inovação em cultura: as indústrias criativas e as empresas culturais". O dia 22 será ainda preenchido com mais duas sessões temáticas sobre "Emprego, condições de trabalho e estatuto profissional dos profissionais das artes e da cultura" e "A cultura e a indústria do turismo". No último dia dos Encontros AlCultur haverá outra sessão plenária que terá como tema de debate os "Direitos de autor e a propriedade intelectual". Das 12h45 às 13h30 os Encontros AlCultur encerram com uma conferência que terá como orador convidado Augusto Mateus, Professor Catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão, Presidente do Instituto de Formação Empresarial Avançada, Presidente da Augusto Mateus & Associados Consultores, Investigador, Consultor e Coordenador de diversos estudos de avaliação de programas e políticas públicas.

Programa Encontros AlCultur

ExpoCultura

Paralelamente aos Encontros AlCultur, o Centro Cultural Vila Flor vai ainda acolher a ExpoCultura que terá lugar nas mesmas datas (20 a 23 de Fevereiro) que os Encontros AlCultur. O espaço escolhido para a exposição é o primeiro piso do parque de estacionamento no qual estarão disponíveis diversos stands para a instalação dos expositores, um bar e esplanada e um palco. A ExpoCultura é um projecto de apoio ao desenvolvimento, qualificação e modernização da economia da cultura, assumindo-se como espaço de interacção e intercâmbio entre os agentes culturais, os criadores e artistas e os agentes económicos, designadamente as empresas culturais e as indústrias criativas. Pretende constituir-se como um evento regular de comunicação, promoção e divulgação culturais e tem como objectivo afirmar-se como iniciativa de referência no âmbito do "mercado" cultural e da economia criativa. A ExpoCultura estrutura-se em duas componentes essenciais: uma exposição para promoção e divulgação de projectos e organizações através duma representação institucional; e uma mostra de projectos artísticos no âmbito das artes do palco e da animação de espaços públicos, organizada em showcases.

ExpoCultura 

Programa Cultural
Ao longo dos quatros dias de realização dos Encontros AlCultur e da ExpoCultura, o Centro Cultural Vila Flor vai ser ainda palco para a apresentação de cerca de 30 espectáculos de música, dança, teatro, novo circo, artes de rua e actividades infantis. O Centro Histórico de Guimarães e a Biblioteca Municipal Raul Brandão também vão acolher algumas das iniciativas. Os espectáculos são de acesso livre num verdadeiro convite à participação da cidade.

20 de Fevereiro

20 a 23 de Fevereiro 
DA HORTA:// WITH LOVE
Artelier - Teatro de Rua
Monumento Sonoro Luminoso
Instalação Performativa
PRAÇA EXTERIOR DO CCVF

18h30
MISS E@SY
Companhia Marimbondo
Novo Circo / Banda Móvel / Animação de Rua
ESPAÇO ENVOLVENTE / PRAÇA COBERTA CCVF

20h30
MISS E@SY
Companhia Marimbondo
Novo Circo / Banda Móvel / Animação de Rua
CLAUSTRO DO PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA

20h30
ANDRÉ SANTOS E QUINTETO
Musical / Flamenco
CAFÉ CONCERTO - CCVF

21 de Fevereiro

14h00
SESSÃO DE CONTOS - CLARA HADDAD
Narração
BIBLIOTECA MUNICIPAL RAUL BRANDÃO

15h00
UMA BAILARINA
Jangada de Pedra
Dança
BIBLIOTECA MUNICIPAL RAUL BRANDÃO

18h00
HUGO ALVES QUARTET GIVEN SOUL
Jazz
EXPOCULTURA

19h00
RAÍZES "EXPRESSÕES"
Música Portuguesa / Fusão
CAFÉ CONCERTO - CCVF

21h00
SONGBOOK
Jazz / Música Portuguesa
CAFÉ CONCERTO - CCVF

22h00
SONIC MOTION
Jazz
EXPOCULTURA

23h00
DUO KASUTERA
Jazz / Bossa Nova
CAFÉ CONCERTO - CCVF

24h00
LUFA LUFA
Kalpa Comunicação e Cultura
Música do Mundo
EXPOCULTURA

01h00
PAT SILVA TRIO "ALL THAT JAZZ"
Jazz
CAFÉ CONCERTO - CCVF

22 de Fevereiro

10h30
UMA GRANDE ÁRVORE
Agora Teatro
Teatro de Objectos / Música ao Vivo
BIBLIOTECA MUNICIPAL RAUL BRANDÃO

19h00
JOANA COSTA
Blind Note
Fado
CAFÉ CONCERTO - CCVF

22h00
A4 BAND JAZZ QUARTET
Jazz Vocal / Bossa Nova
EXPOCULTURA

23h00
PAULA SOUSA QUARTETO
Jazz
CAFÉ CONCERTO - CCVF

24h00
VOZES DA RÁDIO
Manuel Leitão Espectáculos
A Cappella
EXPOCULTURA

23 de Fevereiro

12h00
LUPIS, JACAS E LUPÕES!!!
Animateatro
Teatro Infantil
BIBLIOTECA MUNICIPAL RAUL BRANDÃO

12h30
BANDA ÀS RISCAS
Banda Móvel / Animação de Rua
FOYER PEQUENO AUDITÓRIO

15h30
OFICINA DE DANÇA NATURAL
Beatrix, Stéphanie Gutbub
SALA DE ENSAIOS

18h00
ARQUIVAR
Associação Vo´Arte
Espectáculo Transdisciplinar
EXPOCULTURA

19h00
QUARTETO DE GUITARRAS DE LISBOA
MusinAction
Clássico / Contemporâneo
CAFÉ CONCERTO - CCVF

21h00
ADÚLTEROS DESORIENTADOS
Visões Úteis
Teatro
CAFÉ CONCERTO - CCVF

23h00
MÚCIO SÁ
Música Brasileira Instrumental
CAFÉ CONCERTO - CCVF

24h00
SOM IBÉRICO
Vidairada Produções
Fusão Ibérica
EXPOCULTURA

Mais informações em
www.alcultur.org
www.expoalcultur.org

 

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800