/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Sábado, 1 Março | 22h00
Música | Grande Auditório
Goran Bregovic
Wedding and Funeral Band

CONCERTO ÚNICO EM PORTUGAL

O músico de Sarajevo Goran Bregovic - também conhecido como o "génio dos Balcãs" - vai subir ao palco do Centro Cultural Vila Flor, no próximo dia 01 de Março, acompanhado da sua Wedding and Funeral Band, uma banda festiva com uma energia contagiante que dificilmente deixará o público ficar muito tempo sentado.

Goran Bregovic traz na bagagem o álbum Tales and Songs for Weddings and Funerals, mas do alinhamento do concerto vão também fazer parte algumas das suas mais famosas composições para as bandas sonoras dos filmes de Kusturica como "Ederlezi" e "Borino Oro" de O Tempo dos Ciganos, "In the Death Car", de Arizona Dream, "Mjesecina (Moonlight)" e "Twist" de Underground, entre muitos outros temas. A acompanhá-lo terá a sua brass band cigana, composta por sete elementos, e duas vozes femininas da Bulgária.

Com uma dimensão de festa, ironia e drama inigualável, Goran Bregovic abrange desde a música cigana às harmonias vocais da Bulgária, do folclore croata e da música religiosa sérvia, até aos sons do rock e jazz. Os seus concertos são sempre uma festa. A música de Goran Bregovic é tão intensa e explosiva quanto a situação que vivenciou na região dos Balcãs. Ele introduz uma dose cuidada de loucura, pureza e intensidade que a torna inconfundível.

Um concerto a não perder!




Goran Bregovic

Filho de pai croata e mãe sérvia, Goran Bregovic tornou-se uma vedeta na Europa de Leste, durante a década de 70, enquanto líder da banda rock jugoslava, "Bijelo Dugme", com a qual gravou treze discos. Mas o reconhecimento internacional surgiu mais tarde quando começou a assinar algumas das mais famosas bandas sonoras de sempre. Goran Bregovic conheceu Emir Kusturica, no início da década de 80, quando este ainda começava a sua carreira como cineasta e tocava baixo num grupo punk. A amizade que os uniu fez com que passassem a frequentar as mesmas festas e a partilhar o amor pelo rock. Já no final dos anos 80, Bregovic dissolve o seu famoso grupo, com o qual já havia vendido milhões de discos, e Kusturica convida-o para compor a música do seu filme "O Tempo dos Ciganos". Começa, assim, uma frutífera colaboração entre ambos que se seguiu com o filme "Arizona Dream" (que conta com a participação do norte-americano Iggy Pop) e "Underground" (no qual participa a cantora cabo-verdiana Cesária Évora). A música de Goran Bregovic foi, durante este período, insubstituível no peculiar universo de Emir Kusturica, o que lhe valeu o merecido reconhecimento internacional. Em 1994, Bregovic vence a Palma de Ouro, em Cannes, pela música de "A Rainha Margot", de Patrice Chereu, repetindo o feito no ano seguinte, com "Underground", de Kusturica.


Visite o site oficial do Goran Bregovic
www.goranbregovic.co.yu 



Ouça o tema Kalashnjikov do Goran Bregovic 

Ouça o tema Gas Gas do Goran Bregovic

 

Goran Bregovic guitarra/sintetizador, voz, Alen Ademovic goc (percussão tradicional), voz, Bokan Stankovic trompete, Dalibor Lukic trompete, Stojan Dimov saxofone, clarinete, Aleksandar Rajkovic trombone, glockenspiel, Milos Mihajlovic trombone, Dejan Manigodic tuba, Ludmila Radkova-Trajkova voz, Daniela Radkova-Aleksandrova voz
M/6

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800