/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Sexta, 7 Março | 22h00
Teatro | Pequeno Auditório
Dos Joelhos para Baixo
Projecto premiado do Programa Jovens Artistas Jovens, "Dos Joelhos para Baixo" nasceu da constatação de que não é possível apagar algo sem deixar marcas.

Partindo de um desenho nascido no ATL da escola n°6 de Campo de Ourique em que os traços do lápis foram apagados pela borracha, notei que apagar sem deixar marcas era impossível. Passei, depois deste episódio, um ano a desenhar. O que fazia era seleccionar um momento do dia que tivesse tido lugar num espaço específico e desenhar os percursos que eu e outras pessoas tínhamos feito nesse lugar. Assim, para que nos pudéssemos movimentar no papel era necessário apagar-nos e redesenhar-nos noutra zona da folha. Notei que os percursos e os movimentos das pessoas no desenho podiam ser reconstruídos pelo rasto que era deixado ao apagar. Coloquei esta questão em cena, passando do suporte folha de papel ao suporte espaço. Mantive a folha de papel e trabalhei-a no estúdio fazendo-a interagir comigo. Surgiu destas experiências, que inicialmente se reduziam à transformação da matéria folha noutras matérias, uma série de acções com homens e mulheres de papel. Estas personagens são expostas a sequências de acontecimentos que determinam o seu fim ou continuação na peça. Uma cidade de papel toma forma lentamente. Márcia Lança

Criação e Interpretação Márcia Lança, Colaboração Artística Iuri Albarran e Tiago Hespanha, Música e Desenho de Som Nuno Morão, Desenho Márcia Lança, Fotografia Iuri Albarran, Residência Artística Espaço do Tempo, Montemor-o-Novo e Atelier Re.al*, Lisboa, Produção Andrea Sozzi, Finalista do Programa Jovens Artistas JovensAgradecimentos Ana Rita Costa, Andrea Brandão, António Lança, Bruno Caracol, Cristina Cartaxo, Giacomo Scalisi, José Valério e equipa do CCB, Lluis Ayet, Mafalda Oliveira, Marie Mignot, Meninos e Meninas do ATL da escola n°6 de Campo de Ourique, Natália Lança, Ninho de Víboras, Nicolas Duquerroy, Observatório Critico dos Jovens Artistas Jovens, Pedro Pires e Teatro Praga, Raphäel Michon, Sofia Campos e atelier Re.al, Tiago Lança.

* Este trabalho teve início no contexto do LAB 12.1 no atelier Re.al, onde contou com a colaboração de Lénaïg Le Touze e com o acompanhamento de Cláudia Triozzi, Pedro Costa e João Fiadeiro.

M/8

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800