/ Sinopse
/ voltar
Sábado, 27 Setembro | 10h00 a Sábado, 27 Setembro | 17h30
Espetáculos | Pequeno Auditório
Matemática Criativa / 30 por 1 linha



Sábado, 27 de Setembro - 10h00 às 17h30
Sábado, 04 de Outubro - 10h00 às 17h30
Formação para professores
Matemática Criativa / 30 por 1 linha
Pedro Carvalho

Sala de Ensaios
Inscrição gratuita

INSCRIÇÕES ESGOTADAS

"Matemática Criativa/ 30 por 1 linha" é um estudo de movimento (dança e teatro) para seis dimensões - o ponto, a recta, o plano, o espaço, o tempo e a imaginação. Partindo da realidade espaço-temporal, desde logo se torna necessário introduzir uma nova coordenada que permita ao homem criar as suas próprias ideias livres - a imaginação.

As "6 dimensões" são como 6 quadros, explorados individualmente, mas que se podem fundir, confrontar, completar, questionar, e por fim se apresentam ao público em forma de um objecto, um pensamento a partilhar. Cada um apresenta deste modo as "suas" seis dimensões, numa "sua" maneira de construir o conhecimento.

Nesta oficina serão exploradas actividades criativas que cruzam a Matemática com a Dança e o Teatro, de forma a facilitar aos docentes a construção da sua própria Matemática. O trabalho incluirá a elaboração de um pequeno livro pessoal de Matemática Criativa e a criação de uma pequena apresentação que cruze as várias áreas que a oficina aborda.

Pedro Carvalho é licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade de Évora e pós-graduado em Jogos e Complementos de Matemática pela Universidade Lusíada (Porto). Desde cedo se dedica à implementação da Educação pela Arte, incluindo neste o ensino da Matemática, desenvolvendo o conceito de Matemática Criativa. É professor efectivo na Escola E.B. 2,3 Frei João (Vila do Conde), onde lecciona Matemática e Arte Dramática. Paralelamente, desenvolve um trabalho a nível da criação e interpretação coreográfica e formação em movimento.

Público-Alvo Professores da área da Matemática do 1º, 2º e 3º ciclo
Nº máximo de participantes 15
Duração 12 horas (divididas por 2 sessões de 6 horas)
Inscrição gratuita (sujeita ao pagamento de uma caução no valor de 10? que será devolvida na primeira sessão da oficina)
Data limite de inscrição 19 de Setembro

As inscrições poderão ser efectuadas no site através do preenchimento do formulário disponível online; no Centro Cultural Vila Flor; por e-mail para servicoeducativo@aoficina.pt, por fax 253 424 710 ou por correio para Centro Cultural Vila Flor, Av. D. Afonso Henriques, 701, 4810-431 Guimarães.

O pagamento da caução poderá ser efectuado no Centro Cultural Vila Flor ou através de cheque enviado por correio, sempre até à data limite das inscrições. A inscrição só será considerada válida após efectuado o pagamento da caução. O valor da caução será reembolsado na primeira sessão da oficina ou, em caso de desistência, até 48h antes da sua realização.

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800