/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Quinta, 20 Novembro | 22h00
Música | Grande Auditório
The Cookers
Instrumentista de apurada técnica e invenção, Lee Morgan foi um dos melhores trompetistas da década de 60. Morreu precocemente aos 33 anos de idade, o que o impediu de desenvolver todas as suas potencialidades. Considerado discípulo de Clifford Brown, Lee Morgan era dotado de uma técnica e de um virtuosismo poderoso e potente nos registos mais altos. Atento às flutuações do jazz, dividia as estruturas das suas peças entre o blues, o r&b, ou o mambo, até improvisações modais, desenvolvidas por Miles Davis e Bill Evans.

Lee Morgan assumiu a cadência do hard bop na perfeição; os seus discos impressionam pelo seu nível de criatividade que parece inesgotável. Além da curta carreira a solo, gravou com os maiores nomes da sua época: Dizzy Gillespie, John Coltrane, Art Blakey, Quincy Jones e Wayne Shorter. Edward Lee Morgan nasceu em 1938, em Filadélfia e aos 15 anos já tinha o seu próprio grupo. Entre 1956 e 1958 tocou na big band de Dizzy Gillespie e quando o líder a desfez, passou para os Jazz Messengers de Art Blakey, onde permaneceu até 1961. Em 1957 participou no reverenciado disco "Blue Train" de John Coltrane. Após um afastamento temporário dos concertos, voltou à cena musical de Nova Iorque em 1963, gravando um dos seus maiores momentos inventivos, "The Sidewinder" para a editora Blue Note. Retornou aos Jazz Messengers em 1964, saindo definitivamente no ano seguinte para iniciar uma carreira a solo. Quando Lee Morgan morreu já tinha conquistado o seu lugar na história do jazz. Em 19 de Fevereiro de 1972, foi baleado pela namorada, Helen More, durante uma discussão num clube nova-iorquino.

Numa celebração comemorativa daquele que seria o 70º aniversário de Lee Morgan, o trompetista David Weiss sobe ao palco do Guimarães Jazz, integrado numa formação, na qual participam dois saxofonistas, Bennie Maupin e Billy Harper, que fizeram parte do grupo "The Sidewinder" - grandioso trabalho inovador e fundamental para a história do jazz. Um conjunto de excepcionais músicos reúne-se, assim, neste merecido tributo a Lee Morgan.

Billy Harper saxofone tenor
Bennie Maupin saxofone tenor, clarinete baixo
Craig Handy saxofone alto
Larry Willis piano
Cecil McBee contrabaixo
Billy Hart bateria
David Weiss trompete
Maiores de 12

www.billyharper.com [Billy Harper]
www.benniemaupin.com [Bennie Maupin]
www.myspace.com/benniemaupin [Bennie Maupin]
www.myspace.com/davidweisssextet [David Weiss]
http://billyhartmusic.com/ [Billy Hart]

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800