Festival End - Encontros de Novas Dramaturgias - 6.ª edição
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festival End - Encontros de Novas Dramaturgias - 6.ª edição
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festival End - Encontros de Novas Dramaturgias - 6.ª edição
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
Centro Cultural Vila Flor
A Oficina
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina
2021.11.18 Projeto Sonoscopia / Guimarães Jazz
Pequeno Auditório

QUINTA 18 NOVEMBRO, 19H30

Projeto Sonoscopia / Guimarães Jazz

Henrique Fernandes e Joana Sá

GUIMARÃES JAZZ | 30 ANOS

Nas últimas três edições do festival, o Guimarães Jazz abriu uma nova vertente de conhecimento da música contemporânea dedicada à exploração dos territórios mais tangenciais ao jazz, nos quais se somatizam os processos e as ideias originárias dos movimentos mais radicais de abolição entre as fronteiras do som iniciados por compositores seminais da história da música do século XXI, como Luigi Russolo, John Cage ou Karlheinz Stockhausen. Assumidamente afiliado nesta corrente estética disruptiva no qual todos os media disponíveis (som, imagem e linguagem) concorrem para a criação de discursos sonoros, o coletivo Sonoscopia propõe em 2021 um duo inédito de instrumentos não-convencionais e piano preparado formado por Henrique Fernandes e Joana Sá, dois músicos e artistas que, com discrição e integridade, têm desenvolvido ao longo dos últimos quinze anos percursos artísticos distintos, embora semelhantes em termos de originalidade, criatividade e pertinência, nas margens dos formatos consensualizados pela indústria musical.

Graduado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo em contrabaixo, cujos estudos iniciou ainda na adolescência, e apesar de um início profissional organizado em torno dos circuitos convencionais da música clássica, Henrique Fernandes começou desde muito cedo no seu percurso artístico a envolver-se com a dinâmica da música experimental, improvisada e multidisciplinar que germinou na cidade do Porto nos anos 2000. Este movimento particular, do qual Fernandes foi uma figura pivot, congregou muitos outros elementos oriundos de diversos territórios musicais urbanos (heavy-metal, rock industrial, dub, hip-hop) e projetou alguns dos mais interessantes projetos e artistas da música contemporânea portuguesa, como Jonathan Uliel Saldanha, Gustavo Costa ou João Pais Filipe. Depois desse período de intensa atividade, integrado em projetos como o coletivo Mécanosphère ou o grupo de jazzcore Lost Gorbachevs, entre muitos outros, ou em colaboração com alguns dos nomes mais influentes da música contemporânea europeia (sendo de destacar, entre outros, o antigo vocalista da banda de krautrock Damo Suzuki e o percussionista Fritz Hauser), Henrique Fernandes concentrou o seu trabalho na criação de novos instrumentos e de instalações sonoras. Desde então, as suas criações, a título individual ou no contexto do coletivo Sonoscopia, da qual é um dos fundadores, têm sido consistentemente apresentadas, em contextos expositivos ou performáticos, em Portugal e em vários pontos do mundo.


Pianista, improvisadora e compositora, Joana Sá desenvolve o seu trabalho primordialmente nas áreas da Música Nova e da música contemporânea. Autora de um vasto e impactante corpo de trabalho composicional, que gravou e apresentou nas salas mais reputadas do país e em vários festivais internacionais, a obra multifacetada desta artista, inclui a trilogia de solos para piano “À escuta | o aberto (2010-2019)”, de acordo as palavras da própria, o seu trabalho mais complexo e o tema central da sua tese de doutoramento, finalizada em 2020. De entre os seus projetos colaborativos podem destacar-se a sua relação de mais de vinte anos de cumplicidade artística como guitarrista Luís J Martins em vários grupos de formação variável, além do duo que mantém com a cantora grega Savina Yannatou e a colaboração com a artista plástica Rita Sá. Para além da sua obra criativa, caracterizada pela sua transversalidade, interdisciplinaridade e multidimensionalidade, Joana Sá mantém uma atividade relevante como investigadora e desenvolve também projetos de comunidade, acompanhando residências e seminários e promovendo a música como forma de integração social e de consolidação da memória.

Projeto Sonoscopia
10,00€ / 7,50€ c/d

COMPRAR

Assinatura Integral
90,00 eur

COMPRAR

Assinatura 3 concertos
35,00 eur

COMPRAR

Assinatura 4 concertos
45,00 eur

COMPRAR

Maiores de 6

Henrique Fernandes objetos amplificados, cordas, hidrofones e retroprojeções

Joana Sá piano preparado

ccvf.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile