Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
menu logo
main logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
site atual logo
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Grande Auditório Francisca Abreu

DOMINGO 24 ABRIL, 21H30

Concerto “Sons da Liberdade”

Homenagem a José Mário Branco

Abordar José Mário Branco, um dos maiores músicos portugueses, é um desafio assinalável, dada a diversidade e complexidade da sua obra, a qual não encontramos apenas na sua própria música mas também na música de muitos outros artistas. O percurso musical de José Mário Branco, sempre coerente em rigor e exigência que a si próprio impunha, também marca indelevelmente a obra de José Afonso, o qual afirmava que nenhum outro orquestrador conseguiu interpretar melhor a sua música.


Homenagear José Mário Branco, é celebrar o 25 de abril e muito mais, pois a sua obra está muito para além da chamada música de intervenção - o que é sempre redutor e ambíguo - pois, a sua catividade estende-se até ao seu falecimento, em 2019, não ficando circunscrita àquela época revolucionária. Considerando este inesquecível compositor na diversidade da sua expressão artística, como compositor, poeta - que nunca reivindicou ser - orquestrador e áreas musicais que abrangeu, não tem par na música popular portuguesa.


Uma das qualidades que se lhe reconhece é a intransigência com a facilidade e a simplificação. Como cidadão, manteve até ao fim a luta/sonho por uma sociedade mais justa e fraterna, não abdicando dessa "utopia", que alimentou desde a juventude. A cidade de Guimarães teve a felicidade de o ouvir em seis atuações, em diferentes âmbitos. Onde, talvez a mais memorável tenha sido na Circultura, em 1982. Nesta edição de Sons da Liberdade, teremos a oportunidade de ouvir a música de José Mário Branco nas diferentes áreas a que se dedicou. Para quem associa este genial autor ao seu tema FMI, poderemos traduzir por Fiel, Músico, Íntegro.

Preço
7,50 eur / 5,00 eur c/d

COMPRAR

Maiores de 6

Voz TetrAcord’Ensemble - Guilherme Moreira (baixo), Leonel Gomes (tenor), Marisa Oliveira (contralto), Sandra Azevedo (soprano) e Simão Neto (piano)

Voz Filipa Torres, Pedro Ribeiro e Telmo Sousa

Guitarra Márcio Silva    

Guitarra Portuguesa Pedro Paredes

Declamação César Machado, Inês Lago e Torcato Ribeiro

Conceção de Programa Vasco Silva de Faria; Carlos Mesquita e César Machado

Orquestração/Arranjos Vítor de Faria

Imagens Cineclube de Guimarães

Direção Artística Vasco Silva de Faria

_

Duração c. 70 minutos

Organização: Município de Guimarães