Festival End - Encontros de Novas Dramaturgias - 6.ª edição
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festival End - Encontros de Novas Dramaturgias - 6.ª edição
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festival End - Encontros de Novas Dramaturgias - 6.ª edição
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
Centro Cultural Vila Flor
A Oficina
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina
2022.11.19 Victor Garcia Group
PEQUENO AUDITÓRIO

SÁBADO 19 NOVEMBRO, 17H00

Victor Garcia Group

Guimarães Jazz 2022

Na multifacetada história do jazz, feita, como sabemos, de múltiplas bifurcações sociais, culturais e geográficas, é possível identificar vários pólos gravitacionais que contribuíram para o hibridismo da sua identidade. A região do Mississippi, no interior profundo dos Estados Unidos da América, beneficia de um estatuto de proeminência, uma vez que foi nessa paisagem rural habitada por escravos africanos que se começou a formar a origem de uma linguagem musical que permanece vital e pertinente no contexto da cultura global, mas, após os movimentos de migração espontânea para os centros urbanos onde se iniciava o caminho para a modernidade, verificou-se naturalmente a emergência de diferentes estilos de jazz definidos pelas suas circunstâncias específicas. A cidade de Chicago tornou-se, ao longo do tempo, um dos núcleos criativos fundamentais do jazz norte-americano, estatuto que ainda hoje preserva, fruto do cruzamento de uma extraordinária tradição jazzística afro-americana com o multiculturalismo intrínseco das grandes metrópoles, e que continua a exercer uma força de atração sobre muitos músicos determinados a prosseguir uma carreira no jazz. Victor Garcia, talentoso trompetista e compositor de ascendência latino-americana, é hoje um dos representantes da nova geração do jazz de Chicago.

Victor Garcia (n. 1983) nasceu no seio de uma família de tradição musical e demonstrou desde cedo interesse pela trompete, inspirado por lendas do jazz como Dizzy Gillespie e Freddie Hubbard, razão pela qual prosseguiu estudos superiores no campo da música. Nessa fase de formação universitária, em que tocou em inúmeras bandas de música latina, Garcia começou a enveredar progressivamente pela via jazzística, estudando e começando a ter oportunidade de tocar com músicos de topo de jazz, sendo também nessa altura que funda, com o pianista Darwin Noguera, o Chicago Afro-Latin Jazz Ensemble, o seu primeiro projeto autoral. Desde então o trompetista tem prosseguido colaborações com grandes figuras da música contemporânea, tais como, entre outras, Aretha Franklin, Wynton e Branford Marsalis ou Randy Brecker, e atuado um pouco por todo o mundo, ao mesmo tempo que leciona em várias universidades norte-americanas.


Ben Lewis é um pianista norte-americano com uma carreira diversificada na música que inclui colaborações com, entre outros, o trompetista Tito Carrillo e a vocalista Typhanie Monique. Um músico versátil e eclético, elogiado pelo seu virtuosismo técnico, Lewis é também o membro fundador e diretor musical da Lt. Dan Band, em parceria com o ator e contrabaixista Gary Sinise, um ensemble pensado especificamente como homenagem aos soldados e veteranos de guerra norte-americanos.


Joshua Ramos é um nativo de Porto Rico sedeado em Chicago, de cuja cena jazzística é um ativo participante. Além de Victor Garcia, Ramos tem colaborado com nomes emergentes do jazz contemporâneo como Marquis Hill ou Makaya McCraven, e atuado um pouco por todo o mundo com o histórico pianista e compositor Ramsey Lewis.


Atualmente sedeado em Chicago, o baterista norte-americano Gregory Artry iniciou a sua carreira na cena jazzística de Indianápolis, cidade onde cresceu, tendo colaborado com músicos importantes dessa comunidade, como Melvin Rhyne ou Pharez Whitted, e desde então tem prosseguido inúmeras parcerias musicais com nomes influentes do jazz tais como, entre outros, Bobby Broom ou Charles McPherson.


Natural de Nova Iorque e atualmente radicada em Chicago, a vocalista e artista Jill Katona é formada pela Brown University, cuja banda de jazz liderou, e o seu percurso na música tem sido, até agora, norteado pela procura cartográfica de experiências musicais em diferentes contextos e geografias – desde atuações com big bands na Holanda até performances em bares de jazz na África do Sul.

Victor Garcia Group
Preço 10,00 eur / 7,50 eur c/d

COMPRAR

Passe 3 concertos
35,00 eur

COMPRAR

Passe 4 concertos
45,00 eur

COMPRAR

Maiores de 6

Victor Garcia trompete, flugelhorn

Ben Lewis piano

Greg Artry bateria

Josh Ramos contrabaixo

Jill Katona vocais

ccvf.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile