Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
Centro Cultural Vila Flor
A Oficina
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina
2024.11.15 Guimarães Jazz 2024 - John Escreet’s Seismic Shift with Eric Revis and Damion Reid
Grande Auditório Francisca Abreu

SEXTA 15 NOVEMBRO, 21H30

John Escreet’s Seismic Shift with Eric Revis and Damion Reid

Guimarães Jazz 2024

A presença de John Escreet com um projeto em nome próprio no palco do Guimarães Jazz poderá surpreender alguma da audiência do festival; no entanto, aqueles que vêm seguindo com maior proximidade o jazz contemporâneo certamente reconhecerão a justeza desta distinção, suportada pela excelência e ecletismo do trabalho deste excecional pianista durante os anos mais recentes. Apesar de se encontrar ainda num processo de evolução, a obra autoral de Escreet, refletida em nove registos discográficos em nome próprio, revela-nos um compositor não apenas prolífico e inventivo, como demonstra estarmos perante uma voz própria em vias de afirmação plena na paisagem jazzística do presente e do futuro próximo. Nesta 33ª edição do Guimarães jazz, a acompanhar este pianista virtuoso e altamente inventivo – cujo currículo conta já com duas presenças neste festival, em 2010 com o grupo The Story e nove anos depois integrado na banda do baterista Antonio Sánchez – estará uma secção rítmica composta por Eric Revis e Damion Reid, o mesmo alinhamento do trio que gravou recentemente o álbum “Seismic Shift”, de 2022), o qual será previsivelmente o centro da atuação desta formação no festival.

Nascido em 1984, John Escreet é um pianista britânico atualmente sedeado nos Estados Unidos da América, país onde estudou e onde escolheu perseguir uma carreira ao mais alto nível do jazz que até ao momento se tem revelado insigne e prolífica. A sua estreia discográfica como líder teve lugar com a edição, em 2008, do álbum “Consequences”, em que surgiu em quinteto acompanhado por um naipe estelar de instrumentistas: David Binney no saxofone, Ambrose Akinmusire na trompete, Matt Brewer no contrabaixo e Tyshawn Sorey na bateria. Desde então, Escreet mantido um ritmo regular de edição – sempre coadjuvado por nomes notáveis do circuito jazzístico internacional –, ao mesmo tempo que se envolve regularmente em colaborações músicos influentes do jazz contemporâneo, entre os quais valerá a pena destacar o baterista Antonio Sánchez ou o trompetista Alex Sipiagin. Um pianista altamente inventivo e imprevisível, com um estilo oscilante entre a tradição clássica do swing e do be-bop por um lado e, pelo outro, a liberdade harmónica e rítmica da vanguarda jazzística, John Escreet revela também uma proximidade com o universo da música eletrónica, tanto o seu trabalho composicional como em colaboração com outros artistas, sendo disso exemplo a sua parceria recente com o produtor e DJ Samuel Shepherd (conhecido pelo nome artístico de Floating Points). Para além da obra estritamente musical de John Escreet, é importante também relevar a dedicação deste pianista e compositor à atividade pedagógica no Hancock Institute (Los Angeles) e em residência em instituições de ensino de música um pouco por todo o mundo.

Eric Revis (n. 1967) é um contrabaixista e compositor norte-americano cuja carreira é marcada pela colaboração com a vocalista Betty Carter e por uma relação de proximidade artística com Branford Marsalis, cujos ensembles integra regularmente. Um músico experiente, com uma abordagem simultaneamente melódica e percussiva ao contrabaixo, Revis colaborou ao longo do tempo inúmeras figuras importantes do jazz, como Steve Coleman ou McCoy Tyner, e desenvolve também um trabalho relevante como líder, nomeadamente no âmbito dos seus próprios trios, ao lado de Kris Davis, Andrew Cyrille ou John Betsch.

Natural da Califórnia e presentemente sedeado em Nova Iorque, Damion Reid (n. 1979) fez o seu percurso formativo no jazz sob a tutoria de Billy Higgins e, posteriormente, no Conservatório de New England, onde estudou com Cecil McBee e George Russell, entre outras figuras de relevo do jazz da segunda metade do século XX. Apesar da sua relativa juventude, Reid apresenta um já longo historial de colaborações (Terence Blanchard, Cassandra Wilson, Lauryn Hill, ou Jason Moran, entre muitos outros) e uma discografia impressiva com projetos de outros músicos, entre os quais podemos destacar o trio Dual Identity, coliderado por Steve Lehman e Rudresh Mahanthappa.

John Escreet’s Seismic Shift with Eric Revis and Damion Reid
Preço 15,00 eur / 10,00 eur c/d

COMPRAR

Assinatura 2 Espetáculos
10% desconto

COMPRAR

Assinatura 3 Espetáculos
20% desconto

COMPRAR

Assinatura 4 espetáculos
Desconto 30%

COMPRAR

Maiores de 6

John Escreet, piano

Eric Revis, contrabaixo

Damion Reid, bateria

Eventos Associados

ccvf.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile