Voltar
SÁBADO 28 JUNHO, 17H00
Victor Costa
O processo criativo de Victor Costa (Guimarães, 1944) tem como centro a pintura. No Palácio Vila Flor, a exposição individual do artista ocupa de forma global todo o espaço expositivo do Palácio, e faz uma síntese da sua prática, através de uma viagem visual e conceptual que atravessa grande parte da sua obra. Com trabalhos de desenho e pintura, a exposição apresenta o universo de Victor Costa, uma longa investigação e reflexão sobre a forma como o mundo se revela a partir do olhar.
Através da cor e da forma, as sobreposições, adições e transparências que caracterizam a sua técnica, enfatizam o processo contínuo de construção e desconstrução da imagem. A matéria da pintura é uma constante fusão entre o material e a ilusão da imagem, explorando a tensão entre o real e o que resta dele. Ao longo do seu percurso, explorou várias dimensões plásticas, trespassando paisagens globais para temas quotidianos, centrados nas paisagens, estéticas e materiais das periferias urbanas e estaleiros industriais. Victor Costa subverte ícones destas paisagens em camadas de pintura, criando ritmos visuais e estruturas que dialogam com a experiência do olhar.
Victor Costa nasceu em Guimarães, em 1944, foi Professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Fundador do Centro de Arte de S. João da Madeira e do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende. Desde os anos de 1980, expôs individualmente em várias galerias e instituições nacionais e internacionais. Com uma obra dedicada à reflexão em torno da pintura, Victor Costa é igualmente conhecido por obras públicas em cerâmica e vitrais como é o caso da intervenção artística nas bancadas do Estádio D. Afonso Henriques em Guimarães.
Preço 2,00 eur / 1,00 eur c/d
Curadoria Ivo Martins
_
Todas as idades
Exposição patente até 20 setembro