Voltar

SÁBADO 7 FEVEREIRO, 21H30
Compagnie Marie Chouinard
Se Marie Chouinard é conhecida por uma criação, é seguramente por “bODY_rEMIX/gOLDBERG _vARIATIONS” (2005), na qual os bailarinos da companhia exploram variações sobre o exercício da liberdade, que refletem a complexidade da condição humana. Neste programa duplo que sobe ao palco da 15ª edição do GUIdance, essa peça é reformulada numa versão mais curta, apresentada juntamente com a sua nova criação “MAGNIFICAT” (2025), ambas com música de Johann Sebastian Bach. Em “MAGNIFICAT”, Chouinard reinventa a obra sagrada de Bach em honra da Virgem Maria numa coreografia que celebra o movimento, o rigor e a beleza através da música barroca, cantada em latim, reinterpretada para os dias de hoje. Através de movimentos de grupo, mas também em trios, duetos e solos, “MAGNIFICAT” é uma coreografia que, tal como as melhores, deixa o público a desejar mais. “BodyremixRemix”, assim como o espetáculo original, está repleto de imagens bizarras de bailarinos equipados com muletas, próteses e sapatos de pontas, que ora restringem, ora libertam, ora criam movimentos novos. Subtil e extravagante, sumptuosa e selvagem, “BodyremixRemix” explora o insolúvel mistério do corpo e do ser humano, através de uma viagem poética, fascinante e contemporânea.
- Download gratuito da aplicação Cantique na App Store. Cantique foi concebida por Marie Chouinard, com música de Louis Dufort e com a participação de Benoit Lachambre e Carol Prieur.
- A Compagnie Marie Chouinard orgulha-se de ser carbono neutra. Desde 2020, a Companhia analisa e compensa a pegada de carbono das suas digressões, produções e estúdios. A Companhia apoia a iniciativa do Québec, Carbone boréal, que refloresta terrenos naturalmente desertificados nas florestas boreais a norte do Lago Saint-Jean. Estas são terras públicas protegidas pela sua designação como florestas experimentais, em colaboração com o Ministério das Florestas, da Vida Selvagem e dos Parques do Québec. Este projeto é igualmente utilizado para fins de investigação científica.
MAGNIFICAT
Coreografia Marie Chouinard
Música O Magnificat, Johann Sebastian Bach
Desenho de luz e cenografia Marie Chouinard
Figurinos e maquilhagem Marie Chouinard
Intérpretes Michael Baboolal, Adrian W.S. Batt, Justin Calvadores, Rose Gagnol, Valeria Galluccio, Béatrice Larouche, Luigi Luna, Carol Prieur, Sophie Qin, Clémentine Schindler, Ana Van Tendeloo e Jérôme Zerges
Estreia mundial Festival Madrid en Danza, Madrid, Espanha, 25 de maio de 2025
Duração 35 min.
Maiores de 6
BodyremixRemix
Coreografia e direção artística Marie Chouinard
Música Louis Dufort, Variations on the Variations, Johann Sebastian Bach: Variações Goldberg, Variações 5, 6 e 8
Excerto vocal de Glenn Gould (A State of Wonder: The Complete Goldberg Variations (1955 & 1981)
Com autorização do Espólio de Glenn Gould e da Sony BMG Music (Canadá)
Desenho de luz, cenografia, adereços e elementos de figurino Marie Chouinard
Figurinos Liz Vandal
Intérpretes Michael Baboolal, Adrian W.S. Batt, Justin Calvadores, Rose Gagnol, Valeria Galluccio, Béatrice Larouche, Luigi Luna, Carol Prieur, Sophie Qin, Clémentine Schindler, Ana Van Tendeloo e Jérôme Zerges
Uma produção da COMPAGNIE MARIE CHOUINARD, em coprodução com a Bienal de Veneza, National Arts Centre (Ottawa), Festival Montréal en lumière, Schlossfestspiele (Ludwigsburg), Théâtre de la Ville (Paris), White Bird (Portland), com o apoio do ImPulsTanz (Viena)
Estreia mundial Auditorio de Tenerife, Espanha, 31 de maio de 2025
Duração 40 min.
Maiores de 6
Equipa em digressão
Direção de ensaios Paige Culley
Direção de digressão Martin Coutu
Direção técnica e direção de cena Félix Lefebvre
Responsável de luz Vincent Fournier
Responsável de som Pierre-Alexandre Poirier Guay
Agenciamento Julie George