Voltar
SEXTA 29, 15H00 E SÁBADO 30, 19H00
Endless
"Endless" é um espetáculo onde a dança, a música e o vídeo interagem questionando a condição humana, a vida, a degradação do corpo e a nossa única certeza, a morte. Sem fim? Talvez.
As visitas realizadas ao Memorial do Holocausto (em Berlim), à Colina das Cruzes (na Lituânia) e aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau (na Polónia) permitiram a Henrique Amoedo e parte do elenco de intérpretes da companhia “Dançando com a Diferença”, sentir/viver emoções e, num processo de residência artística, recolher imagens-chave que posteriormente serviram de base para a constituição do guião deste espetáculo, que foi concluído na paz da Estónia, em abril de 2012.
A coreografia criada no âmbito de um projeto de parceria europeia, o Motivated by Art, Art of Motivation, o Ma-Ma Project, com o envolvimento de instituições da Alemanha, Estónia, Lituânia, Polónia e Portugal passou, no final do projeto, a integrar o repertório de criações da “Dançando com a Diferença”. Desde a sua estreia, em 2012, na Madeira, já foi reposta em diferentes contextos e países, com adaptações que nunca deixam de fora a realidade local e o momento presente.
O espetáculo que vai ser apresentado no Grande Auditório Francisca Abreu faz parte do projeto “+ Inclusão / Fora de Portas”, uma parceria d’A Oficina com a Dançando com a Diferença que pretende aproximar diferentes públicos à dança inclusiva, sob a direção daquele que criou este conceito, Henrique Amoedo. Depois de oficinas, formações e diferentes atividades de grupo que decorreram nos últimos meses, o projeto chega agora à meta final: juntar em palco diferentes pessoas, com diferentes experiências de vida, num espetáculo cuja envolvência levará o público e os participantes a um momento único e imersivo.
A apresentação de “Endless”, em Guimarães, conta com a participação de:
- APCG – Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães
- Lar Residencial Alecrim / Centro de Atividades Ocupacionais
- CAO / Lar Paraíso | Centro Social de Brito
- CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Concelho de Guimarães
- EB2,3 de Abação – CAA – Centro de Apoio à Aprendizagem
- Agrupamento de Escolas João de Meira
- Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda
Este espetáculo será acompanhado por audiodescrição.
Um comentário adicional dirigido às pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão) e que se refere à linguagem corporal, expressões e movimentos. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, durante as pausas naturais do áudio, sobre o que está a acontecer (e que não é percetível através da audição).
Espetáculo integrado no programa “Cultura para Todos”
Maiores de 6
Coreografia e direção artística Henrique Amoedo
Desenho e edição de vídeo Filipe Ferraz
Desenho e elaboração dos figurinos Dançando com a Diferença (Portugal) e Põltsamaa Art Association (Estónia)
Desenho dos cenários Dançando com a Diferença (Portugal) e Centro para Pessoas com Deficiência “Divine Mercy” (Polónia)
Construção dos cenários Centro para Pessoas com Deficiência “Divine Mercy” (Polónia)
Fotografia © Júlio Silva Castro
Estreia absoluta Centro das Artes Casa das Mudas Calheta (2012, Portugal)
_
Duração c. 70 min.
Folha de Sala download ↓