GUIdance
Westway LAB
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
GUIdance
Westway LAB
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
GUIdance
Westway LAB
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
menu logo
menu logo
menu logo
main logo
menu logo sem link
menu logo sem link
menu logo
site atual logo
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Grande Auditório

SÁBADO 12 OUTUBRO, 21H30

Opus
Christos Papadopoulos
Rede Aerowaves

Opus é o primeiro espetáculo apresentado no CCVF no âmbito da rede de dança emergente Aerowaves, que A Oficina passou a integrar este ano. Numa simbiose perfeita entre dança e música, quatro bailarinos interpretam A Arte da Fuga, de Bach, numa peça fascinante e profundamente absorvente, criada pelo grego Christos Papadopoulos, uma estrela em ascensão da dança contemporânea europeia.

De que forma olhamos para a música? Opus coloca em palco um ensemble humano em que cada performer se torna um instrumento. Numa tentativa de investigar a nossa reação automática à música, este quarteto ensina-nos a olhar para ela e depois atrai-nos para um mundo imaculado capaz de nos arrancar do nosso quotidiano.

Christos Papadopoulos formou-se em 2003 na Escola de Desenvolvimento da Nova Dança (SNDO) da Escola de Artes de Amsterdão (Holanda) e em 1999 na Escola Dramática do Teatro Nacional da Grécia. É membro-fundador da companhia de dança ‘Leon and the Wolf’ e os seus projetos pessoais incluem: “Opus” (Aerowaves Twenty18, Porta Theatre 2016, Théâtre de la Ville-Danse Elargie 2016, Jonkoping, Sweden 2017), “Elvedon” (Aerowaves Twenty16, Porta Theatre, ARC For Dance Festival, Athens 2015) e “Counter Reset” (Melkweg Amsterdam 2003). Em colaboração com o coreógrafo Vaso Giannakopoulou, deu origem e desenvolveu a performance “Digono” (Panorama Dance Festival, Atenas, Alexandria, Egito, 2005, Istambul, Turquia e Arnhem, Holanda 2006). Enquanto performer, participou em projetos de dança dos criadores Dimitris Papaioannou, Alexandra Waierstall - Noema Dance Company, Kirstin Kuyl Anderson - WEGO dance company, Robert Stain, Fotis Nikolaou company X-it, Natassa Zouka, Marousso Karaleka, Saskia van de heur, Martin van de Drift, Mariella Nestora e Ria Higler. Também trabalhou intensamente como coreógrafo e diretor de movimento de produções teatrais. Christos Papadopoulos integrou a equipa de coreógrafos responsável pela cerimónia de abertura dos Jogos Europeus em Baku (Azerbaijão, 2015) e pelas cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos em Atenas (Grécia, 2004). Desde 2013, colabora com Odeion Athinon Theatre Academy como instrutor de coreografia, composição e improvisação, para além de dirigir workshops sobre técnica, composição e improvisação em Atenas, Chania e Thessaloniki, na Grécia, e em Copenhaga, na Dinamarca.

Preço
10,00 eur / 7,50 eur c/d

COMPRAR

Maiores de 6

Conceito e Coreografia Christos Papadopoulos
Interpretação Amalia Kosma, Maria Bregianni, Georgios Kotsifakis, Ioanna Paraskevopoulou
Música The Art of Fugue, Contrapunctus 1 by Johan Sebastian Bach
Edição de música Kornilios Selamsis
Vídeo e Fotografia Patroklos Skafidas
_
Duração 40 min.