Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
menu logo
main logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
site atual logo
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Grande Auditório

QUINTA 14 NOVEMBRO, 21H30

Lina Nyberg Quintet e Orquestra de Guimarães
Terrestrial

Após três altamente gratificantes experiências anteriores com os compositores Marco Barroso, Nels Cline e Léa Freire, e em reconhecimento da competência e dedicação da Orquestra de Guimarães, o Guimarães Jazz volta a propor um projeto colaborativo entre esta banda local e um músico com um trabalho relevante com big bands ou orquestras de jazz. Em 2019, o artista escolhido é a compositora e vocalista sueca Lina Nyberg, cujo trabalho sinfónico e orquestral tem merecido recentemente amplo reconhecimento crítico.

Nascida em 1970, Lina Nyberg iniciou o seu percurso no jazz enquanto líder de um quinteto, formado por proeminentes músicos suecos, e em duo de voz e piano com o pianista Esbjörn Svensson, com quem gravou, em 1993, o primeiro de dezassete álbuns em nome próprio. Desde então, esta notável e peculiar vocalista tem desenvolvido um trabalho contínuo tanto enquanto líder das suas próprias formações como em colaborações esporádicas com músicos norte-americanos, tais como Marilyn Crispell e John Taylor. É, porventura, no domínio da composição sinfónica e para orquestra que Lina Nyberg tem afirmado mais assertivamente a sua identidade musical, em particular com a trilogia da qual Terrestrial, a obra que estará no centro da atuação de Lina Nyberg no Guimarães Jazz, é o terceiro e derradeiro capítulo.

A odisseia trilógica de Lina Nyberg iniciou-se em 2014 com Sirenades, composta para o seu quinteto, obra a que se sucedeu Aerials, uma peça para quarteto de cordas sobre aviões e astronautas, e que incluía reinterpretações de standards de jazz como Fly Me to the Moon. Com uma evidente dimensão épica e operática, esta trilogia constitui um manifesto em defesa da natureza e da importância da luta pela preservação do planeta, sob a forma de uma ode ao mundo natural. Além da pertinência do tema, que denota uma artista atenta ao seu tempo e disposta a decifrar os sinais do seu mal-estar, este tour de force criativo destaca-se pela beleza e criatividade da música, cujo rigor composicional constituirá um desafio de alta exigência musical e ética à ainda jovem Orquestra de Guimarães, uma vez que a expressividade vocal de Lina Nyberg e a dimensão poética das suas composições se propõe elevar a música enquanto meio privilegiado de intermediação entre os seres humanos e as paisagens físicas e emocionais em que eles habitam.

Preço
7,50 eur / 5,00 eur c/d

COMPRAR

Assinatura do Festival
90,00 eur

COMPRAR

Maiores de 6

Lina Nyberg voz, composição, arranjos
David Stackenäs guitarra
Cecilia Persson piano
Josef Kallerdahl contrabaixo
Peter Danemo bateria
_
Orquestra de Guimarães